segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Férias Checas. . .
Este ano o meu alvo foi a República Checa e a sua belíssima capital, a cidade de Praga. Aceitei o simpático convite do meu amigo Marco, Vimaranense de gema e residente nessa bela cidade, capital da Boémia. Espera lá. . .que confusão que para aqui vai. . .não, não é Coimbra. . .é Praga. . . pois. . . Boémia. . .ahhh. . . estou-vos a falar da Boémia, região da Europa Central, vizinha da Baviera e da Aústria. . .não é da Boémia dos copos de cerveja, mas sim dos copos de cristal Swarovski. . . se bem que vos adianto desde já que dessa boémia que nós cá sabemos, ali também há a pacotes. . . e ainda por cima sai baratinho. . .e escorrega bem!
Após uma fatigante viagem que começara em Guimarães por volta das 7 da manhã, com atrasos de aviões e escalas em Frankfurt à mistura, lá cheguei a Praga por volta das 7 da tarde, ao Aeroporto de Ruzyné, antigo bastião da aviação civil dos países do Pacto de Varsóvia. Foi interessante verificar, à chegada, que só meia dúzia de anos antes foram retirados a foice e o martelo da fachada do aeroporto. Em 1999 ainda se lia o nome Praha por debaixo desse ícone, símbolo de uma cortina de ferro que separava o leste europeu do oeste capitalista.
De resto, adianto-vos já que toda a cidade está ainda carregada de símbolos e ícones do período comunista, que o povo checo recorda sem qualquer sentimento de nostalgia ou saudade. Logo à chegada à cidade, sou confrontado com estações de metro á antiga (outras há com um visual mais moderno, metalizado), “trams” (eléctricos) vermelhos que percorrem a cidade de lés a lés as 24 horas do dia. . .ao chegar a Praga, toda a azáfama típica do final do dia, quando toda a gente começa a recolher para o seu bairro. Pois é precisamente à chegada que começam as surpresas. . . chego á paragem do “Tram” e pergunto ao anfitrião onde comprar o bilhete, ao que me reponde que não há tal necessidade. . . e se aparece o fiscal? Mas qual fiscal? Ao que me apercebi, posso comprar um bilhete semanal único para metro, tram, autocarro e barco, pela módica quantia de 280 coroas, menos de 9 euros. . .
Ao que me foi possível constatar, poderia com toda a certeza utilizar todo este fabuloso e eficiente sistema de transportes completamente de borla. As estações de metro não têm torniquetes, os autocarros e trams não têm revisores, os barcos idem aspas.
A meu ver, são estas pequenas coisas que realmente distinguem os seres humanos civilizados e evoluídos dos embrutecidos Neandertal “look like”. . .o facto de não ser necessária a figura da autoridade a fiscalizar se realmente o pessoal paga o bilhete ou não. Os utentes pura e simplesmente respeitam as regras, quer haja bófia ou não. Gostaria de ver como é que este sistema funcionaria aqui em pleno Tugamenistão. . . ia ser bonito, ia. . .
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Finally, I'm back. . .
Como podem ter constatado os milhares de assíduos leitores deste pequeno canto da blogosfera, o Zombeteiro foi de férias por um longo período de tempo. Aproveitei as férias para recarregar baterias (a minha mãe esqueceu-se de me encomendar com pilhas de lítio), conhecer novos lugares e pessoas e (vejam lá!) para matar sudades de amigos que já não via há bastante tempo, nomeadamente o venerável Marco Túlio, vimaranense residente em Praga e o inefável Toni Xavier (que já não via à cerca de três dias), que se juntou a mim vindo de Bratislava.
Como já devem ter reparado, o destino escolhido foi a República do Banho Checo, perdão, República Checa,e a sua belíssima e inestimável cidade capital, Praga, ou Praha, ou Prahy, como preferirem. . .
Os nove dias lá passados foram de extrema intensidade, como podem imaginar os amigos cibernautas. Trata-se de uma cidade cheia de pontos de interesse a visitar, com uma oferta cultural fulgurante e de uma juventude que fervilha vida! É absolutamente impossível passar por tal cidade e não ter a tentação de saír para uma investida nocturna logo na primeira noite. Escusado será dizer que , com o caneco de cerveja (peevo) a cerca de 30 cêntimos, é impossível não ficar completamente grogue. . .
Mais detalhes virão adiante, em futuros posts que prometo serem de entrega rápida. Serão relatadas algumas situações inimagináveis, de carácter insólito. . . algumas poderão ser mesmo consideradas fruto da intervenção do além, tais são os traços sobrenaturais dos eventos que serão relatados.
Contudo, vejo-me na impossibilidade de relatar tais ocorrências neste preciso momento. Tenho que saír, a hora está perto (17h30m) e o meu patrão chamado Sócrates não me paga para eu andar a escrever em blogues fora das horas de expediente.
Até à próxima. . .ou melhor, até mais daqui a um bocadito!
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Férias . . .At last!!!
Fica aqui feito o respectivo anúncio. Espero que compreendam a ausência. Eu depois trago-vos um menino jesus de Praga para juntar ao prato de caracoís.
Só vai para Praga quem não tem dinheiro para uma casa de praia na Póvoa!
Zombeteiro - Incapacidade Temporária
Recentemente, foi este zombeteiro submetido a uma intervenção profissional de um tatuador no braço esquerdo, arrumando por completo com a mobilidade do mesmo. Logo, compreendem os leitores que se torna muito complicado desenvolver qualquer actividade com um braço recém-tatuado por completo.
Sexta-feira há mais, por volta das dez da manhã. Outra sessão de Tortura Chinesa. . .
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Pelé e os seus 3.000.000€
- Pelé, enquanto jogador do VSC, não soma um único minuto de jogo na Primeira Liga Tuga;
- Na Segunda Liga, é convocado por 13 ocasiões, sendo que em nenhuma delas é titular;
- Na edição passada da Taça de Portugal (Portugalska Pokal, em Polaco), entra uma vez como titular e o VSC perde o jogo, que era contra o Mafra, esse colosso do futebol mundial;
- No campeonato do mundo de juniores, enverga a camisola das quinas fazendo um jogo memorável contra a Nova Zelândia, poderosíssima selecção de terceira ou quarta categoria, sendo que Mancini, treinador do Inter, fica encantado com o petiz;
- Volta para Guimarães e para o seu Vitória. . . de imediato lhe é diagnosticada uma infecção nos testículos, sendo submetido a uma intervenção cirurgica à tomatada no Centro Hospitalar do Alto Ave;
- Nao faz a pré-época do Vitoria, por ter estado ao Serviço da Selecção Nacional e nem convocado é para os jogos de arranque da Primeira Liga, contra o Setúbal e o Benfas;
- Num negócio relâmpago, é mandado para Milão por 3.000.000 de aéreos, Mancini elogia as capacidades do jovem jogador, género pai babado que diz "o meu menino é o melhor";
- Entra como titular no jogo particular com o Barcelona, sendo que ao intervalo o Inter já perdia por 3 a 0.
- É mandado para o banco ao intervalo. No fim o Inter perde o jogo por 5 (!!) a 0.
Depois de enumerados os trâmites do acontecimento, facilmente se chega à conclusão de que o VSC é que fez um bom negócio, tendo vendido um jogador de banco que nem convocado era por uma soma que faz corar de vergonha qualquer bom samaritano. Resta acrescentar que tal jogador foi adquirido a custo zero, tendo antes sido dispensado dos juniores do Benfas.
No meio disto tudo, o Milo é que a soube toda. Força Milinho, rato como tu, com olho pó negócio, não deve haver por aí aos pontapés. A esta hora, o orelhas está-se a auto-fustigar por ver tanto carcanhol a ir parar ao cofre daqueles que ainda a semana passada estiveram quase a espetar meia dúzia de batatas ao seu multi-milionário Benfas, tudo à pala de um jogadorzito que foi recusado pelos vermelhos.
Enfim. . .
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Os únicos. . .
De volta. . . com a caixinha das sugestões!
Depois de uma vibrante festa de baptizado, foram necessários dias para recuperar a compustura e a auto-estima. Já se sabe também que uma semana de trabalho faz mossa, ainda por cima se seguida de um outro fim-de-semana de grande actividade etílica, com jogo do Vitoria e barril de Heineken à mistura. Uma coisa é certa, posso ter estado mais letárgico nestes ultimos dias, mas nem por isso menos atento.
Foram várias as efemérides que me chamaram a atenção. A seu tempo, irei postar aqui a minha visão crítica, o meu entendimento sobre esses acontecimentos que foram marcando estes meus dias. Eu sei que, na maior parte das vezes, aquilo que aqui descrevo poderá não ser relevante para mais ninguém, mas como disse no meu post inaugural, estou-me a cagar! O que interessa aqui não é aquilo que vocês querem ler, mas sim aquilo que eu acho merecedor de relato. Obviamente que, sendo Portugal um país de Pseudo-democratas, darei a oportunidade a todos os meus àvidos leitores de fazerem as suas sugestões e opinanços. Para o efeito, porei á disposião de vossas excelências a àrea de comentários deste mesmo post, para que todos possam livremente enviar-me as vossas sugestões para qualquer assunto que desejariam ver retratado, comentado ou zombado neste blog.
Despeço-me, para já, com amizade! Um bem-haja para todos vocês.
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe!
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
É hoje. . . A Grandiosa Festa do Imigrante!
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Julio's Fest Pimba Extravaganza!
Operação "Ouvidos com cera" ou história de uma rusga. . .
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Vem devagar, Imigrante!
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Bestas e Bestiais: como passar de cavalo para burro e vice-versa!
