quinta-feira, 16 de agosto de 2007

É hoje. . . A Grandiosa Festa do Imigrante!

Quem frequenta o local, está mais do que habituado a este acontecimento. Todos os anos, numa qualquer noite de Agosto, dois tolinhos reúnem no El Rock Bar todo um imaginário à volta dos costumes e tradições do povo Tugamenistanês. Desde o "caurdo berde", até á bifaninha (é boa e barata), passando pela chouriça, pelas ameijoas à Bulhão Pato e terminando obviamente no polvinho com molho verde. Todas estas iguarias, desde que devidamente regadas com tintol e música popular alternativa, fazem desta noite um must-go para toda a geração de noctívagos e borguistas da cidade.
Após ter falado com a organização (Manel Aspinall, Ricardo Couto e Custódio Lobo, salvé!), foi-me dado a conhecer o facto de este ano estarem a ser preparadas diversas surpresas, desde o reportório dos artistas até ao jantar em jeito de pica-pica que vai ser servido aos convivas. Em suma, espera-se todo um arraial minhoto na Praça de Santiago.
Após uma breve entrevista à grande dupla de DJ'ing Mr. Scaramanga & Nik Nak, ficamos a saber que várias novidades serão introduzidas no que diz respeito ao set a ser apresentado hoje à noite. Depois do retumbante sucesso do ano passado e do fulgor da noite domingueira no Julio's Fest, esta dupla promete uma incursão profunda nos meandros da música popular alternativa ou heavy pimba, se preferirem. "As novidades serão muitas" - garantiu Nik Nak - "Posso afiançar que passei meses a recolher material para ser apresentado e posso mesmo garantir que muitas estreias irão ter lugar nesta noite. Eu e o Mr.Scaramanga iremos concerteza surpreender os presente com muitas novidades."
Quando confrontado com toda a questão da mística que envolve esta festa, Mr. Scaramanga escusou-se a tecer grandes considerações. No seu jeito muito próprio, lá foi dizendo que "esta festa é o que é. . .temos a obrigação de homenagear toda uma geração de portugueses que saíu deste país de mala de cartão e troxa às costas." Quando confrontado com a continuidade do evento, Mr. Scaramanga enalteceu a imortalidade da festa, comparando-a à perenidade da alma Lusa e do sentimento patriótico que nos une. "Tem que continuar! Nem que me foda todo! Se não formos nós, são outros!"
Perante tal demonstração de sabedoria, mesmo que empírica, senti-me reduzido a uma insignificãncia confrangedora. Não fui mais capaz de colocar uma questão que fosse a este gigante do saber, com medo de ser ridicularizado e existencialmente humilhado em plena praça pública. Decidi então voltar á conversa com Nik Nak, que já me olhava de soslaio, com uma certa desconfiança. Inquiri-o acerca do alinhamento para hoje e, surpreendentemente e de maneira bem-disposta, foi-me dito que "o mestre Leonel Nunes manterá a primazia entre os artistas que serão recordados hoje. Não podemos, contudo e de maneira alguma, esquecer nomes como o de Amadeu Mota, Erika, Joana, Manuel Brás e o Padre Motard. Não, o Padre Borga não. . .falo mesmo no Padre Motard, aquele que anda de bufona pelos caminhos da fé. . .".
Desta vez senti-me mesmo pequenino. . . aquele rapaz vestido de negro com cabelo acenourado reduzira a minha existência a pó, zombando das minhas capacidades intelectuais com uma facilidade tremenda e com metáforas inatingíveis ao comum dos mortais doutorados em ciências socias pela Universidade de Lusaka.
Espera-se portanto uma grande noite, hoje, no El Rock! Não faltem, pois vinho, comida e pimbalhada da grossa não irão faltar concerteza. Espera-se uma noite de devaneios etílicos e união com Baco. Nel Monteiro será o Guia Espiritual desta empreitada, onde iremos também contar com a inefável presença do grande jogador de Poker, soon to be champ, Ralf Kruckenhauser.
Logo, a partir das 20h00m, hora GMT Lisboa/Greenwich, no El Rock Bar, Praça de Santiago, mesmo juntinho às instalações daqueles onzeneiros que o Pimenta não deixava entrar no estádio.

Sem comentários: