terça-feira, 26 de agosto de 2008

Gamanço...



Este fim de semana foi uma autêntica ramboía para os amigos do alheio, aqui no Burgo Vimaranense. Não sei se havia alguma concentração de gatunos, tipo concentração de motards ou o caraças, mas o que é facto é que, especialmente na sexta-feira à noite, eles andavam à solta.

Comecei a noite de sexta-feira com um sempre apetecível jogo de futebol do "nosso" Vitóriam, precedido de um agradável "lanche ajantarado" em minha casa. Mal saí do trabalho, tinha o meu amigo S.B. à minha espera na porta do Hospital, envergando camisola branca e cachecol preto com o símbolo de El-Rei D. Afonso. Logo percebi, para meu bel-prazer, que a primeira paragem do nosso curto itinerário seria a garrafeira do Silva Carvalho, onde escolheríamos a garrafola de tinto maduro a ser sacrificada antes do desafio. Seguiram-se uns preguinhos em minha casa, preparados por mim, e muito bons, por sinal.

Dirigiamo-nos para o estádio quando recebemos a primeira notícia da noite. Um dos nossos "companheiros de armas" (um daqueles que tem cadeira no estádio mesmo à beira da minha) via-se privado de assistir á primeira parte do encontro. Antes de começarem os insultos e impropérios, normais perante um "falsete" de tal ordem, fomos informados que algum "artista do gamanço" tinha furtado o veículo ao "velhote" do rapaz. Sentimo-nos imediatamente sensibilizados com tal ocorrência, tanto é que a "multa" aplicada ao J. pela falta de comparência ao jogo foi reduzida a uns míseros três "shots" de bagaço Macieira, bebidos de enfiada.

Contudo, foi no dia seguinte que nos foram dadas a entender as verdadeiras dimensões daquilo que tinha sucedido na noite anterior. Porra! Da maneira que relataram os acontecimentos no noticiário da Santiago (vetusta rádio local), esta merda parecia Bassorá ou outra qualquer cidade Iraquiana ou Libanesa... Ao todo, foram furtados meia dúzia de automóveis, um famoso "tasco" de Francesinhas, um bar no Centro Histórico, uma "roulotte" de Kebabs e uma grande penalidade na àrea do Vitória de Setúbal.

Fica por confirmar a tentativa de assalto a um dos mais afamados antros Vimaranenses. Há quem diga que a mítica "Casa Zefa", casa de pasto (e não só) de Guimarães, ali na Rua Nova, também terá sido alvo de uma tentativa de assalto, imediatemente estancada pelo arremesso de um penico e respectivo conteúdo, através de uma das janelas da dita casa de má fama...

Para finalizar todo um fim-de-semana de autêntico "Far-West" (ou faroeste, como dizem os Tugamenistaneses), na noite de sábado testemunhei, eu mesmo, um assalto...
Chegáva-mos ao Largo do Carmo, eu e o meu compincha S.B., quando, ao estacionar a viatura, vimos uma cabeça a levantar-se na viatura que se encontrava em frente á nossa, no "lugar do morto".
- "Queres ver que agora aquele gajo, além de arrumador, também já anda aí a fazer bobós?" - indaguei eu, pensando que uma outra cabeça se viesse a levantar no lugar do condutor. Sei lá...podia ser que o cliente fosse um anão, pensei eu...
Só quando me levantei para saír do carro é que reparei nos cacos de vidro que se encontravam no passeio. Mal saímos da nossa viatura, o ladrãozeco inicia a sua rápida manobra de fuga, correndo como um desalmado, e a deitar fora certos objectos mais pesados que fariam parte do "saque" daquela noite.´

Moral da História:
Mais três carros assaltados, e isto só no Largo do Carmo, no sábado á noite. Eu, como bom samaritano que sou, e conhecido de uma das vítimas, lá me oferecei para identificar o "meleante", o que aconteceu ontem, na esquadra da PSP de Guimarães, façanha essa que relatarei no próximo post. Agora não tenho tempo, fôda-se!

Sem comentários: